As chuvas de verão no Brasil ocorrem em dias de alta umidade e muito calor. Tradicionalmente, elas vêm acompanhadas de pancadas passageiras e localizadas.
Em alguns casos, inclusive, principalmente em dias de calor muito intenso, (marcando entre 37ºC e 40ºC), as chuvas de verão podem ser seguidas de tempestades muito fortes e estragos — por conta das chuvas volumosas.
A partir disso, alguns desastres podem acabar acontecendo, como enchentes, desmoronamentos, rompimento de encostas, erosões no solo (tornando-o frágil e suscetível a desmoronamentos), dentre outros.
Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto e saber o que esperar para 2020? Então, continue conosco. Boa leitura!
O que são as chuvas de verão no Brasil?
As chuvas de verão (tecnicamente conhecidas como chuva convectiva) acontecem quando ocorre uma diferença de temperatura na superfície da Terra.
Ou seja, em dias mais quentes, o ar que se encontra próximo à superfície se torna menos denso e migra para as partes de cima da atmosfera — levando umidade consigo.
Quando atingem maiores altitudes, a temperatura cai e o vapor é condensado em gotículas que ficam em suspensão.
Assim, o ar mais denso acaba descendo seco e frio até a superfície, reiniciando, dessa forma, o ciclo das chuvas de verão.
Vale ressaltar, inclusive, que esse tipo de chuva é característico das regiões tropicais, possui uma intensidade maior e uma duração menos longa.
Chuvas de verão e as regiões brasileiras
As chuvas de verão ocorrem, também, nos climas tropicais. Aqui no Brasil, por exemplo, as regiões sudeste e centro-oeste são as mais suscetíveis ao surgimento deste fenômeno.
Assim, elas podem ser presenciadas a partir das chuvas intensas e rápidas que acontecem no final da tarde após um dia de calor intenso.
Afinal, depois dessa alta temperatura, ocorre a formação de densas nuvens e de cor cinza-escuro, as quais provocam aqueles “torós” e pancadas volumosas de chuvas, deixando o céu limpo quando termina.
Inclusive, elas podem (ou não) serem acompanhadas de trovoadas e relâmpagos — mas essa não é uma regra geral.
Quais são as consequências e os riscos das chuvas de verão no Brasil?
As chuvas de verão são fenômenos naturais bastante frequentes e comuns quando chega a estação.
Por outro lado, o registro de altos índices pluviométricos são os principais responsáveis por desordens ambientais e sociais.
Um bom exemplo disso são as enchentes no Brasil, as quais provocam grandes tragédias e estão se intensificando cada vez mais.
As precipitações típicas do verão também são responsáveis por deslizamentos nos morros, erosões no solo, tornando-os frágeis e suscetíveis aos rompimentos de encostas etc.
Isso acontece porque, quando as chuvas torrenciais chegam, a água que o solo absorveu confronta com certas rochas impermeáveis. Dessa forma, acabam se acumulando em apenas um local.
No entanto, vale ressaltar que a apropriação indevida dos morros também é um forte influenciador para a ocorrência desses desastres.
Afinal, quando se retira a cobertura vegetal para dar lugar às habitações, uma instabilidade naquele relevo é formada, tornando-o inseguro.
E aí, o que achou do nosso conteúdo?
Se sim, aproveite para conhecer também: crise hídrica no Brasil e seus efeitos colaterais. Boa leitura!
A Elétrica União é a sua casa de materiais elétricos, com mais de 10.000 itens à pronta entrega, entrega para todo o Brasil e uma equipe pronta para te fornecer o melhor atendimento.
Consulte nossa equipe de vendas em um de nossos canais e siga nossas mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.