Um quadro de distribuição é um componente fundamental de uma instalação elétrica, pois é nele que são instalados os dispositivos de proteção, como disjuntores, interruptores diferenciais residuais (DR), entre outros.
Esses dispositivos têm a função de interromper a passagem de corrente elétrica em caso de sobrecarga, curto-circuito ou corrente de fuga. Dessa maneira, ele protege tanto os equipamentos quanto as pessoas que estão na edificação.
Além disso, o quadro de distribuição é responsável por distribuir a energia elétrica para os diferentes circuitos da casa ou empresa. Portanto, permite que cada ambiente receba a quantidade necessária de energia elétrica de forma segura e controlada.
Por isso, é importante que o quadro de distribuição seja montado por um profissional especializado, que seguirá as normas de segurança e as especificações técnicas do projeto elétrico.
Vamos aprender mais sobre o assunto? Então, continue conosco!
Como funciona um quadro de distribuição de energia?
Como vimos, um quadro de distribuição de energia é responsável por armazenar os dispositivos de proteção da instalação elétrica, como disjuntores, DR e DPS.
Os disjuntores protegem a instalação elétrica contra curtos-circuitos e sobrecargas, interrompendo imediatamente o funcionamento da rede elétrica em caso de excesso de carga.
Já o DR detecta e evita fugas de corrente da instalação elétrica, protegendo o morador da casa contra choques elétricos e incêndios.
O DPS, por sua vez, detecta e desvia correntes de surto da instalação elétrica, evitando danos aos eletrodomésticos e eletroeletrônicos causados por distúrbios na rede elétrica.
Após receber a energia do quadro de medição, o quadro de distribuição distribui a corrente elétrica por meio dos disjuntores para toda a instalação elétrica. Assim, garante o fornecimento seguro e controlado de energia para cada ambiente da residência ou empresa.
Como instalar um quadro de distribuição?
Para montar um quadro de distribuição elétrica, é necessário seguir algumas normas de segurança, como a NBR 5410, NBR IEC 61439-3 e NR-10.
O quadro é composto por dispositivos de proteção, terminais de barramento neutro e de proteção, além de barramentos de interligação de fases e cabeamento dos circuitos.
Antes de iniciar a montagem, é preciso dimensionar os dispositivos de proteção e cabos elétricos, além de dividir os circuitos por área da instalação.
Assim, o quadro deve ser escolhido conforme o tamanho e tipo de instalação, e o local de instalação deve ser escolhido seguindo a norma NBR-5410.
Para instalar o quadro, é preciso desligar o disjuntor padrão de entrada e se certificar de que os condutores não estão energizados.
Depois, é necessário fixar os componentes do quadro nos trilhos de suporte de montagem e encaixar o barramento nos disjuntores, além de conectar os fios de entrada e saída dos circuitos.
Por fim, é preciso conectar todos os cabos de neutro e proteção do circuito no barramento correspondente e fixar a tampa do quadro com parafusos.
É importante lembrar que a instalação do quadro deve ser feita por um profissional especializado e seguindo as normas de segurança.
>> Você também pode gostar de ler: 12 dicas para ter sucesso em instalações elétricas
E aí, você gostou de aprender mais sobre os quadros de distribuição?
Precisando de um quadro de distribuição para a sua casa ou empresa? Venha para a Elétrica União!
A Elétrica União é a sua casa de materiais elétricos, com mais de 10.000 itens à pronta entrega, entrega para todo o Brasil e uma equipe pronta para te fornecer o melhor atendimento.
Consulte nossa equipe de vendas em um de nossos canais e siga nossas mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.