Crédito da imagem: Jornal Terceira Visão
Uma crise hídrica acontece quando não há a quantidade adequada de água potável disponível para as necessidades locais. Afinal, vale lembrar que a água é um recurso finito.
A crise hídrica está acontecendo no Brasil devido a uma série de motivos. Dentre eles, a escassez das chuvas, os reservatórios em baixos níveis, a alta demanda de energia para reativação da economia, dentre outros.
Para você ter uma ideia, o nosso país está enfrentando a pior crise hídrica dos últimos 91 anos e isso vem se transformando em um desafio global.
Vamos aprender mais sobre a crise hídrica no Brasil em 2021? Continue a leitura!
Quais são os efeitos colaterais da crise hídrica?
Existem diversos efeitos colaterais da crise hídrica. Dentre eles, podemos destacar:
- aumento na conta de água e luz: com os reservatórios em baixa, a solução é adicionar as termelétricas, que aumenta o custo da geração e deixa a conta de luz muito mais alta;
- aumento da inflação: redução do poder de compra dos brasileiros, pois os preços sobem devido à redução da oferta (alimentação, combustível e outros);
- desaceleração no PIB do agronegócio: o setor enfrenta a primeira queda, desde 2016.
Quais são os desafios da crise hídrica no Brasil?
Os principais desafios da crise hídrica é elaborar um planejamento estratégico que contribua para solucionar os problemas em curto, médio e longo prazos.
“Em entrevista ao G1, Renato Queiroz, pesquisador do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou que há atraso na reação do governo diante do problema. Ele entende que mais usinas termelétricas já deveriam ter sido acionadas. Elas produzem energia mais cara, a partir da queima de combustíveis como óleo ou gás”.
Quais são as possíveis soluções para a crise hídrica no Brasil?
Existem diversas estratégias que podem ser implementadas para solucionar a crise hídrica.
Por exemplo, restaurar e proteger as florestas é uma das maneiras para prevenir futuras crises hídricas. Afinal, a natureza pode contribuir (e muito) para filtrar e melhorar a qualidade da água.
De acordo com Todd Gartner e James Mulligan, “Boa parte da água do planeta é filtrada através de bacias hidrográficas florestadas que melhoram a qualidade da água e protegem o recurso. Grandes florestas, como a Amazônia, ajudam até mesmo a controlar os chamados ‘rios do céu’, que ditam os padrões de chuva a até centenas de quilômetros de distância”.
Portanto, a restauração florestal pode ser uma ótima alternativa. Afinal, a seca, o desmatamento e as queimadas têm relação direta com a crise hídrica.
Você gostou de aprender mais sobre a crise hídrica no Brasil em 2021? Se sim, aproveite e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.
A Elétrica União é a sua casa de materiais elétricos, com mais de 10.000 itens à pronta entrega, entrega para todo o Brasil e uma equipe pronta para te fornecer o melhor atendimento.
Consulte nossa equipe de vendas em um de nossos canais e siga nossas mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
[…] sim, aproveite para conhecer também: crise hídrica no Brasil e seus efeitos colaterais. Boa […]